Reinaldo

Siemens afirma que governo de SP 'deu aval' a cartel do metrô, diz jornal via @Reinaldo_Cruz #QuestãoBrasil

Gigante alemã põe caciques do PSDB na berlinda com graves denuncias
A negociação entre a empresa alemã e representantes do estado está relatada em diários entregues às autoridades brasileiras, diz a publicação. Em julho, segundo a "Folha", a Siemens denunciou ao Cade a existência de um cartel para a construção e a manutenção de linhas de trens e metrô e também para a compra de equipamentos ferroviários em São Paulo e no Distrito Federal.
saiba mais
Alckmin diz que exigirá ressarcimento de prejuízos com formação de cartel
Cade apura suspeita de cartel em licitações do metrô de SP e DF
Corregedoria de SP quer cópia de inquérito sobre cartel em licitações
De acordo com a reportagem, o cartel em São Paulo teria sido formado em 2000, no governo de Mário Covas (PSDB), para a construção da linha 5 do Metrô. A empresa, segundo o jornal, teria assinado um documento em que garantiria a imunidade caso o esquema fosse descoberto.
O Cade apontou, afirma ainda o jornal, que o esquema se estendeu ao governo de Geraldo Alckmin (2001-2006) e também ao primeiro ano do governo de José Serra (2007).
O ex-secretário de Transportes durante o governo Covas, Cláudio de Senna Frederico, afirmou à "Folha de S.Paulo" que não tinha conhecimento do cartel. O governo Alckmin disse ao jornal que, se confirmado o esquema, pedirá a punição dos envolvidos. Serra não foi localizado, de acordo com a publicação.
Conforme reportagem da "Folha", a Siemens apresentou às autoridades a lista de 18 empresas, sendo algumas de um mesmo grupo, e 23 executivos que teriam participado do cartel. Subsidiárias de multinacionais como a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui estão na relação, de acordo com o jornal.
Leia mais: G1 - Siemens afirma que governo de SP 'deu aval' a cartel do metrô, diz jornal - notícias em São Paulo

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil