Reinaldo

Cenário político aponta para chapa FHC - Aécio Neves via @Reinaldo_Cruz #QuestãoBrasil

Serra e Alkimin tem seus nomes envolvidos em escândalo
Lideranças de São Paulo vêm enfrentando escândalos no campo político, indignação da sociedade e até insatisfação na área econômica, com indústria e comércio descontentes. Este poderia ser um campo fértil para que seus inimigos políticos crescessem. Contudo, contrariando a lógica, não é isso o que vem acontecendo.

É impensável que FHC volte ao cenário como candidato
E enquanto esta balança não se move, outros cenários se constroem, sobretudo quando analisamos possibilidades numa abrangência nacional. O que se desenha é que segmentos brasileiros da intelectualidade, do empresariado e até da classe média passem a apontar suas preferências para alguém que, nos últimos 12 anos, não sofreu qualquer ataque pessoal ou contra sua administração: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) . E o possível futuro vice Aécio Neves (PSDB) seria o parceiro ideal nesta empreitada.

Aécio Neves é o nome do PSDB, mas não decolou
Uma chapa que seria puro sangue, mas não é.

Ela é fundamentalmente uma chapa de homens que se constrói quando a necessidade do fisiologismo, do toma-lá-dá-cá, que divide o país em siglas partidárias, vem de encontro com as manifestações e com as recentes pesquisas que apontam os partidos políticos como a instituição com o pior índice de aprovação entre os brasileiros.

Arruda e Roriz podem reaparecer no DF
Este contexto se reflete nas recentes pesquisas de intenção de voto e de aprovação dos governos. Se por um lado nomes que enfrentaram escândalos e acusações voltam a surgir, mostrando que o jogo político pode ser muito mais surpreendente do que sensato, por outro tucanos apresentam consistência, comprovando sua força entre eleitores. Há ainda terrenos indefinidos, com nomes de peso e de muitos votos em busca das alianças onde haja o melhor diálogo.

Em Brasília, vemos o crescimento dos ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda (ambos sem partido), que em recente pesquisa aparecem entre os preferidos dos eleitores, com 34% e 24%, respectivamente.

Campos pode ser mesmo candidato
Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) chega a 58% de aprovação, enquanto que no Ceará, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) dispara na preferência tanto para o Senado quanto para o governo, chegando a mais de 40% das intenções de voto.

Após protestos a situação fica indefinida
Em Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) alcança 36% de aprovação. Já no Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) conta com 41%, enquanto que em Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) soma 30%. Já o Rio Grande do Sul de Tarso Genro (PT), que conta com 25% de aprovação, é um terreno historicamente dividido.

Com essa Sérgio Cabral não contava, Romário adversário
No turbulento Rio de Janeiro, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) surge com a possibilidade de angariar 15% dos votos, prejudicando palanque para Anthony Garotinho (PR) em apoio à presidenta Dilma Rousseff, por ser o grande opositor a Sérgio Cabral (PMDB). Por sua vez, o governador despenca nas pesquisas, com apenas 12% de aprovação.

Todo este cenário pode sinalizar que Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves venham a ter apoio quase que nacional às suas candidaturas.
Leia mais na fonte: Jornal do Brasil - Cenário político aponta para chapa FHC - Aécio Neves


Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil