Reinaldo

Guardiola tem seu primeiro revés e Borussia é o campeão da Supercopa via @Reinaldo_Cruz #QuestãoBrasil

Alto nível das equipes foi primordial para o bom e competitivo espetáculo 
O Borussia Dortmund venceu o Bayern de Munique por 4 a 2 no Signal Iduna Park, neste sábado (27/7), e se sagrou campeão da Supercopa da Alemanha. Os amarelos não tomaram conhecimento da equipe de Pep Guardiola e deram o troco da última edição do torneio.
Destaque para o grande jogo no segundo tempo em que foram marcados quatro gols em dez minutos. Reus (duas vezes), Gundogan e Van Buyten (contra) fizeram ao BVB, enquanto Robben (duas vezes) descontou aos atuais campeões europeus.
Bayern de Guardiola peca nos erros
O duelo no Signal Iduna Park não significava apenas uma Supercopa da Alemanha, mas a rivalidade acirrada entre Borussia Dortmund e Bayern. Recentemente, as duas equipes brigam pelo topo na Alemanha e na última temporada fizeram a final da Uefa Champions League. Outro ingrediente não menos importante é a presença do técnico Pep Guardiola que comandou pela primeira vez oficialmente o time bávaro.
Mordido com as derrotas para o rival na última campanha, o Borussia Dortmund foi eficiente e aproveitou os erros do Bayern. Sem alguns titulares, os bávaros ficaram vulneráveis no seu sistema defensivo e por ironia, a tática de Pep Guardiola foi usada pelo seu adversário: a marcação sob pressão.
O primeiro erro resultou em um gol logo de cara. Aos seis minutos, após cabeçada fraca de Bender, o goleiro Starke não segura e a bola sobra para Marco Reus, livre, para cabecear às redes, 1 a 0 Dortmund.
Os erros dos visitantes continuavam. As bolas recuadas para o seu arqueiro resultaram muito perigo e por duas vezes quase Lewandowski aproveita e marca mais gols. A sorte foi que na primeira, o goleiro evitou e, na segunda, Alaba salvou.
Aos poucos, o Bayern ameaçava com jogadas pelos lados do campo. Aos 33 minutos, Lahm cruza da direita para Mandzukic cabecear firme, mas Weidenfeller defende bonito. Dois minutos depois foi a vez de Alaba colocar a bola na área e, outra vez, Mandzukic tem a chance, só que com o gol vazio não consegue empurrar às redes.
Assim, terminou a primeira etapa com a vantagem do time da Muralha Amarela.
O segundo tempo foi pra lá de maluco e bom de se ver também. Se na primeira etapa o placar foi mexido apenas uma vez, na complementar surgiu gols para dar e vender.
O Bayern empatou aos nove minutos após cruzamento de Lahm e cabeçada bonita de Robben no contrapé de Weidenfeller, 1 a 1.
Entretanto, mal deu tempo de comemorar, pois no lance seguinte Van Buyten cometeu um erro crucial. O zagueiro que entrou no lugar do brasileiro Dante completou o cruzamento de Gundogan e fez contra, 2 a 1 Dortmund.
O gol desconcentrou a defesa do Bayern. Um minuto depois, Gundogan entra na área, dribla o adversário e toca bonito no canto de Starke para marcar 3 a 1.
Parecia que os bávaros sentiriam os gols tomados e, com isso, o Dortmund tomaria conta do confronto. Mas o time de Guardiola não desistiu e conseguiu chegar ao gol na marca de 19 minutos em assistência de Lahm para Robben fazer o segundo dele e dos atuais campeões europeus, 3 a 2.
A partir daí, a pressão foi do Bayern. Com medo de arriscar-se ao ataque, a equipe de Jurgen Klopp preocupou-se em estabilizar o sistema defensivo após os vários gols em tão poucos minutos.
O tempo passava e o jogo ficava cada vez mais dramático. Aos 21, Lahm cruza e Mandzukic executa um lindo voleio, mas a bola vai pra fora. A pressão aumentou aos 35 do segundo tempo, após passe açucarado de Thiago Alcântara, Thomas Muller aproveita o giro e chuta no travessão de Weidenfeller.
Entretanto, a blitz do Bayern não deu resultado e no fim, o Borussia Dortmund executou o golpe de misericórdia. Na marca dos 41 minutos, Lewandowski rolou para Aubameyang que, em posição duvidosa avançou, entrou na área e, na saída de Starke, tocou para Reus fazer o segundo dele no jogo e 4 a 2, placar final.
O gol decretou a grande vitória, o título da Supercopa da Alemanha e o troco do Dortmund sobre os bávaros na última edição do torneio em 2012. Melhor para Klopp e festa para mais de 80 mil torcedores, pior para Guardiola que já estreia com a perda de um título.
Leia mais: Borussia é o campeão da Supercopa

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil