Reinaldo

Cadastro positivo começa amanhã nos bancos; veja como funciona via @Reinaldo_Cruz #QuestãoBrasil

Quem está com as contas em dia poderá fazer parte de uma lista de bons pagadores, conhecida como cadastro positivo, que todos os bancos passarão a disponibilizar a partir desta quinta-feira (1º).

O consumidor que desejar entrar no cadastro deve autorizar a publicação de seu histórico de pagamentos nos bancos e instituições financeiras que escolher, de forma gratuita, preenchendo uma ficha e optando por fornecer ou não seus dados pessoais para outras empresas como redes de comércio, varijistas, bancos e financeiras.

Além de dados sobre dívidas quitadas, o cadastro informará se o consumidor pagou todas as contas de água, gás, luz e telefone, caso ele autorize o fornecimento do cadastro.

A autorização poderá ser geral, permitindo o acesso de todas as lojas aos dados do cliente, ou restrita, na qual o consumidor pode escolher os estabelecimentos que terão acesso ao cadastro positivo.

Sancionada com vetos pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2011, a lei federal 12.414 pode, a partir de amanhã, favorecer a queda dos juros no crédito e facilitar a aprovação de financiamentos e empréstimos para integrantes da lista, acredita a SPC Brasil.
Leia mais: Cadastro positivo começa amanhã nos bancos; veja como funciona - Mercados - iG

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil