Reinaldo

Prévias, pesquisas ou imposição? A difícil escolha de um candidato na reta final http://assuntosdegoias.com.br #QuestãoBrasil

Democracia partidária, imposição de líder, vontade popular e adoração ao poder.
Leonardo Vilela é o preferido
Pelo que ouvimos por ai e as pessoas postam em redes sociais, Leonardo Vilela não é o candidato do consenso, pelo contrário, deixa a impressão de estar sendo visto como imposição do governador, não só para o PSDB, mas para toda a Base Aliada.
Quando Afonso Lopes colocou no Jornal Opção, que o pacto de não agressão é um sintoma de que algo vai mal, ele tem razão, já que muitos não escondem de ninguém a frustração de serem preteridos do processo pela cúpula do partido. Túlio Isac deixou isso claro em alguns programas na TV.
Internamente nos bastidores da base, essa história não foi bem recebida por aqueles que pleiteavam a vaga como candidato do partido e o total apoio do mandatário máximo deste estado, que a maioria julga responsável pela sua eleição. Se na frente das câmeras fazem questão de enaltecer a democracia interna do partido e a liderança do Governador; nos bastidores dizem exatamente o contrário, que esta havendo imposição por parte de Marconi Perillo pelo nome de Leonardo Vilela. Mesmo com o Governador não deixando isso claro.
Marconi Perillo um dos maiores nomes da política de Goiás em todos os tempos, não quer perder esta parada e deseja ver Leonardo na disputa com seu apoio. Os pré-candidatos descartaram as prévias por entender que criariam arestas de difícil contorno até o pleito e se não falam abertamente como se dará esta escolha, na coxia muitos esbravejam que será uma escolha de Marconi.
Se forem levadas em conta as pesquisas, Leonardo Vilela não entra na disputa, se fizer prévias criam factóides que vão desconstruir a candidatura daquele que for o escolhido, então a solução é o Governador apontar o dedo dizer que gostaria de ver fulano de tal brigando na condição de candidato do partido ao Paço Municipal.
O PSDB ao demorar definir o nome, contribui para o desgaste deste nome, mesmo antes de sua escolha, pois a batalha interna já acontece e faz com que os próprios militantes que tem seu nome preferido, desconstruam o nome dos outros.
Leonardo Vilela é tachado pelos seus próprios pares como um forasteiro na eleição de Goiânia, e tem quem vá além, dizendo em alto e bom som que Leonardo Vilela quer repetir o que fez Maguito Vilela em Aparecida de Goiânia, taxando o de "oportunista".
Mas enganam-se quem pensa que estas arestas ou descontentamento possam fazer vítimas apenas no contexto do PSDB, assim como coloquei, alguns integrantes graúdos da Base Aliada entendem que o nome de Leonardo Vilela não agrega as forças para vencer Paulo Garcia e as eleições do ano que vem. Leonardo Vilela tem de sobra à confiança de Marconi Perillo, assim como todos os outros também acreditam ter, mas lhe falta carisma para uma disputa majoritária desta envergadura e é ai que o bicho pega de vez.
Entre esses graúdos esta Jovair Arantes que já colocou seu nome neste tabuleiro e deve ser o candidato pelo PTB, mas apesar de achar legítima a vontade de Leonardo Vilela, Jovair faz parte daqueles que entendem que não seria o nome para aglutinar as forças e vencer as eleições.
E os adesistas como ficam nesta fogueira de vaidades? Sim por que ao que consta, o Deputado Francisco Vale Júnior deixou o PMDB para ter mais espaço e buscar uma oxigenação de idéias. O PSD pode lançar um nome para a disputa, e pode ser o Deputado Francisco, mas ao que tudo leva a crer é que o PSD pode conseguir no máximo uma vice e olhe lá.
Francisco Júnior trocou de líder, deixou Iris Rezende e o combalido PMDB para trás em busca de mais espaço, mas pode ficar apenas dizendo amém para Marconi Perillo, que nem é do seu partido. A diferença é que o segundo detém o poder que outrora estava nas mãos do primeiro.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil