Reinaldo

Goiás reduz em 63% os casos de dengue | @Reinaldo_Cruz #RádioVersátil @AssuntosdeGoias #QuestãoBrasil @goianao2012


Redução significativa dos casos notificados de dengue em Goiás e do número de mortes em relação ao ano passado. Este é resultado de uma série de ações promovidas no Estado de Goiás, através da Secretaria de Saúde e parceiros, para combater o mosquito transmissor da  doença. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz, houve redução de 63% de casos notificados e 68% de redução no número de mortes, em comparação a 2010.

A superintendente explica que essa redução, além de ser comum após um ano epidêmico (2010), foi por conta da intensificação das ações. “O Estado tem uma ação pró-ativa no sentindo de promover a mobilização social considerando a prevenção, que é basicamente evitar a proliferação do mosquito vetor”. Ela ainda afirma que a divulgação na mídia para o combate à dengue ajudou para reduzir esses números. 

Dentre as ações que o Estado fez, ela destaca a criação do Comitê Estadual de Combate à Dengue, com a adesão de muitas empresas públicas e privadas. Tânia explica que foram realizadas reuniões quinzenais durante o ano todo, onde foram discutidas ações de mobilização social e divulgação.

Além disso, a superintendente enfatiza que o Estado tem uma ação chamada de “sala de situação”, que é um local onde trabalha profissionais de várias áreas dentro da própria Secretaria. Semanalmente, este grupo se reúne para fazer análise dos dados da doença em todos os municípios goianos. “Nessas reuniões são definidas quais as estratégias  de atuação junto aos gestores municipais para reduzir as ocorrências de casos novos e também para evitar óbitos por dengue”.

Ela ainda lembra da Caravana Contra a Dengue, que foi a ação responsável por alavancar todo o processo de mobilização. O secretário de Saúde, Antônio Faleiros, junto com profissionais da Secretaria, visitaram cada regional do Estado ministrando palestras e sensibilizando os gestores e a população em geral para combater a doença. “A gente credita isso a todo esse sucesso que estamos tendo”.

Mas a superintendente ressalta que não é por conta dos números reduzidos que as ações devem parar. Pelo contrário. Toda a sociedade goiana deve continuar com as ações para o combate a dengue. “A gente acredita que as pessoas estão mais conscientes e que não pode é desanimar. Principalmente agora no período chuvoso, que é o mais propício para a proliferação do mosquito. A prevenção, a gente só consegue dessa forma. Temos um trabalho constante em relação a isso”.

Outras ações
A superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz, ainda fala sobre as outras ações do Estado, através da Secretaria de Saúde. Ela destaca a ação de assistência, que é identificar e diagnosticar a dengue o mais precocemente possível, tomando as ações necessárias que é o manejo clinico do paciente. “Trabalhamos muito em cima disso, com capacitação dos profissionais para fazer esse manejo de forma oportuna”. 

Ela também fala sobre o Projeto de Integração do Agente Comunitário, em que foram unidas forças de trabalho de agentes, para intensificar as ações de combate ao mosquito nos bairros. “Neste primeiro momento selecionamos municípios prioritários como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Trindade”. O primeiro curso foi em Senador Canedo. No começo do próximo  ano serão retomados os cursos que serão levados para todos os municípios do Estado.

Diante da redução dos números de casos notificados e de mortes por dengue, o objetivo é manter as ações. “Vamos manter a intensificação das ações de mobilização, de divulgação, trabalhando mais próximo aos municípios. Também a integração dos agentes e propor novas capacitações, onde houver necessidade”, conclui a superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz.

Fonte: Goiás Agora 

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil