Reinaldo

Os Benefícios dos Governos Municipal, Estadual e Federal ficam para 2012 #questãoBrasil @Reinaldo_Cruz @assuntodobrasil



Este é um trecho do relatório final da CPI do Rombo na Assembléia Legislativa de Goiás, referente ao último ano do Governo de Alcides Rodrigues.
“Na apuração das investigações, ficou evidenciada com clareza uma situação de gravíssimo desequilíbrio fiscal nas contas de 2010 que, inclusive, foram detectadas pelo TCE que demonstram não só o colapso como o desmazelo pela coisa pública.”
Marconi Perillo em campanha dizia que um governante e seu governo, querendo, fazem as coisas acontecerem. Ele tem se mostrado ativo e buscando de todas as maneiras solucionar os problemas que afligem o povo de Goiás.
Existe uma diferença enorme entre o que diz um candidato e o que faz um governante, em campanha o candidato promete o Mundo ao povo, pois não tem responsabilidade sobre o que diz, por que o que interessa é convencer a todos que ele tem o melhor projeto para melhorar a vida de todos. Quando este político deixa de ser concorrente e passa a condição de vencedor, percebe que as coisas não são bem assim, tem a Lei de Responsabilidade que é o termômetro do que ele pode ou não fazer. E ai que bicho pega.
Marconi Perillo tem viajado muito neste primeiro ano de governo para buscar investimentos que tragam junto soluções para as mazelas que atormentam o povo de Goiás. Têm sido produtivas estas investidas do governo (Pelo menos é o que diz as propagandas), mas o resultado disso não será visto por ninguém neste mandato, pois as informações são de que as ações são feitas no longo prazo e o governador e seus pares parecem estar em constante campanha, talvez já almejando um novo mandato para quem sabe cumprir um pouco do que fora prometido para este.
Aquele homem confiante que marchava no meio do povo em 2010, deu lugar a uma pessoa burocrática e que parece ter perdido algumas de suas principais qualidades, que inclusive contribuíram para que ele fosse eleito.
O Jornalista Luiz Carlos Bordoni escreveu em seu blog “Já não se vê mais no semblante do governador aquele sorriso dos confiantes e o olhar desafiante com o brilho dos ousados. Há interrogações em suas pupilas.” Bordoni escreveu isto em um texto sobre o episódio triste de Catalão, em que um antes antenado Marconi Perillo se esqueceu que vivemos a era da informação e notícias boas ou ruins são propagadas em questão de segundos.
Mas o assunto deste post é o ano de 2011, que vai terminar dentro de alguns dias e pouco se fez daquelas promessas de campanha. Culpa do governo passado? Culpa da Dilma que faz como Lula e não olha por Goiás? Talvez seja, mas o que fica mais evidente é a discrepância entre o que se diz em campanha e o que é possível fazer quando se está no comando.
A problemática região do entorno de Brasília é uma localização que oferece muitos votos ao candidato, mas traz consigo nas mesmas proporções dificuldades para quem administra e deixa desolada aqueles que moram ali. O principal gargalo da região é a segurança que é constantemente notícia nacional, mas a saúde é precária e a educação também, que são no discurso prioridades deste governo.
Em entrevistas recentes os auxiliares do Governador passaram a usar com certa freqüência duas frases que começam a ficar batidas. “O problema é pontual.” E ” A culpa é do processo licitatório” para tentar explicar por que o governo não consegue desenvolver suas idéias de forma eficaz para resolver os problemas que já eram grandes no Governo Alcides e que só avolumam a cada dia neste governo.
Tem alguns políticos que se recusam a descer do palanque e continuam a fazer promessas e se são questionados que o tempo urge, logo retomam o discurso antigo de que a culpa é do governo passado, da Dilma, do Iris, de todo mundo que não seja aliado da hora, menos deles próprios que acabaram de perder a oportunidade de mostrar coerência no discurso do então candidato Marconi Perillo e o Governador Marconi Perillo.
Ontem o candidato era solidário aos aprovados no concurso da polícia civil. Hoje como Governador precisa respeitar o edital que não prevê segunda chamada para curso de formação e por isso está de mãos atadas para nomear quem perdeu tempo e dinheiro estudando e se dedicando. Durma com um barulho desses.
Na esfera Federal o Governo de Dilma Rousseff difere do governo tucano em Goiás, mas não pense os senhores que essa diferença signifique mil maravilhas administrativas ou que tudo corre conforme o cronograma. Pelo contrário, nada tem saído a contento e ainda temos que assistir a avalanche de denúncias, quase sempre comprovadas, de que os integrantes do Governo estão envolvidos em corrupção.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já está em sua segunda versão, sem ao menos ter dado resultado na primeira. As obras de infraestrutura não avançam e a Copa do Mundo já começa a ser contestada até por aqueles que antes apoiavam sua realização. A promessa inicial era de uma Copa do Mundo no Brasil e para os brasileiros, em que não haveria farra com o dinheiro publico em nenhuma esfera e faltando menos de três anos para o ponta pé inicial, a correria é para que medidas sejam tomadas para a entrada do dinheiro do povo na jogada, sob pena de ver o Brasil passar vergonha a nível Mundial por não ter conseguido realizar uma Copa do Mundo perfeita.
Dilma Rousseff, assim como Marconi Perillo tem se mostrado aplicada em sua tarefas como governante, mas a corrupção na esfera federal é estarrecedora e acaba por engessar as ações do Governo que a cada dia vai perdendo a confiança de quem o elegeu.
O problema com as administrações municipais estão em outro patamar, já que os Prefeitos querem mostrar trabalho e implantar sua marca para que as coisas sejam facilitadas em 2012, ano em que teremos de novo uma eleição no Brasil.
Sem nomes ainda definidos para concorrer, muitos políticos articulam a fim de convencer seus partidários e o povo de que tem condição de vencer o pleito, mas a aprovação e as alianças já estão atreladas ao que poderá acontecer em 2014, o que é prejudicial no processo, pois um bom nome pode ser alijado antes de a disputa começar, só para atender aos interesses que regem o pleito de 2014.
Paulo Garcia é o favorito em Goiânia, mas depende muito do humor do PMDB em caminhar junto com ele, e que por sua vez sonha voltar ao comando do estado em 2014 e já utiliza a disputa do ano que vem como moeda de troca para amarrar o PT de Rubens Otoni e Humberto Aidar que parecem ter outros planos em relação à Casa Verde.
Em São Paulo a resistência dentro do PT ao nome de Fernando Haddad vai aos poucos sendo vencida e seus concorrentes internos prometem marchar junto com ele, Dilma e Lula.
A situação paulista tem uma gama de nomes para a disputa, mas já é certo que os sempre candidatos Paulo Maluf e José Serra estão fora da disputa pelo menos desta vez. Gabriel Chalita se apresenta como a novidade e o PMDB do estado leva muita fé em seu nome para concorrer a Prefeitura da capital, enquanto que o recém criado PSD do atual prefeito Kassab pode vir de Henrique Meirelles, que particularmente acredito não ser o nome ideal.
Voltando a falar das prefeituras em Goiás, as brigas mais significativas devem ficar por conta do cinturão que envolve a região metropolitana (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Nerópolis, Goianira, Hidrolândia, Abadia e Senador Canedo).
As maiores legendas querem ganhar a capital para colher dividendos em 2014, mas todos estão com os olhos voltados para a região metropolitana que já abriga um contingente significativo de eleitores que se convencidos e conquistados poderão fazer a diferença na eleição para Governador de Goiás.
Aparecida de Goiânia deverá ter Maguito Vilela lutando pela reeleição e Ademir Menezes tentando reconquistar o comando da cidade. Esta briga pode ter um ingrediente novo, que pode vir a ser Vetter Martins que concorreria pelo PSDB.
Trindade, a capital da fé pode ter um pleito acirrado em 2012 em que Ricardo Fortunato vai brigar pela reeleição contra dois nomes de peso. Flávia Moraes e Jânio Darrot. Ela Deputada Federal, eleita com mais de 150 mil votos, ele Deputado Estadual que conta com o apoio do Governador Marconi Perillo e é visto como bom administrador por ser um empresário de sucesso no ramo de confecção e moda.
Mas a menina dos olhos da política tem sido Senador Canedo que promete uma disputa tão movimentada quanto Trindade ou Aparecida. Por lá são os forasteiros quem podem dar as cartas. Misael de Oliveira transferiu seu domicilio eleitoral para a cidade, em um primeiro momento se declarando candidato a vice na chapa de Túlio Servúlo, e deverão ir para o embate contra Luiz Bittencourt agora no PTB e que pode concorrer com apoio e aprovação de Marconi Perillo e Jovair Arantes que não é carta fora do baralho no pleito de Goiânia.
Bom meus amigos, certo é que todas as emoções e benefícios dos Governos Municipal, Estadual e Federal vão ficar para 2012, já que este ano podemos colocar na conta como um ano perdido por causa de vários fatores.

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil