Reinaldo

Corinthians vence Figueirense e fica campeão por 7 minutos. Veja os Gols deste Domingo #QuestãoBrasil

As 37 rodadas até aqui reservaram momentos de alegria e tristeza para alguns dos 20 clubes que disputam a série A do campeonato nacional, mas nenhuma delas será tão empolgante quanto à última.
A CBF determinou no início do ano que os clássicos regionais seriam disputados na última rodada e talvez nem o pessoal da entidade pudesse prever a grande sacada que deram ao fazer isso. No próximo Domingo os jogos colocarão frente a frente rivais históricos, em que um deles poderá ter o seu destino selado pelo outro. O Grêmio que fez uma temporada irregular, não busca mais nada neste final de temporada, mas o destino lhe conferiu o poder de definir o calendário do rival Internacional em 2012. Os comandados de Celso Roth podem vencer e ter o Inter como adversário na Copa do Brasil ou perder e permitir que o Colorado dispute a Libertadores e fique longe da primeira briga pela vaga no torneio Continental em 2013. Situação mais ou menos parecida vai viver Fluminense e Botafogo. O tricolor tem a vaga na Libertadores garantida, enquanto que o Botafogo ainda sonha com uma. O Fluminense ganhando o jogo liquida de vez o sonho alvinegro, perdendo deixa o botafogo sonhar com tropeços dos adversários até o último lance do brasileiro.
Em Santa Catarina, o Figueirense que antes sonhava com o titulo, agora precisa vencer o clássico diante do já rebaixado Avaí para manter a esperança de alcançar o torneio Continental. O Avaí que não tem nada a perder, pode ganhar o respeito de sua própria torcida se vencer o rival. Em Curitiba será o encontro dos extremos, pois o Coritiba precisa vencer para se manter no G5 e com isso decretar o rebaixamento do Atlético-PR para a 2ª divisão em 2012. Ao Furacão só o resultado positivo pode manter a chama da esperança de seguir na elite e também precisa contar com a ajuda do Galo.
O Ceará vai encarar o Bahia tendo o firme propósito de vencer e ainda tem que torcer por um tropeço do Cruzeiro para continuar na 1ª Divisão. O Tricolor baiano tem ainda um objetivo na competição, que é buscar uma vaga na Sul americana do ano que vem. A vaga será do Bahia se ele vencer o jogo e um dos Atléticos (GO ou MG) perderem suas partidas.
Definindo a situação dos rebaixados, Cruzeiro e Atlético MG vão se digladiarem na Arena do Jacaré, naquele que pode ser o jogo mais emocionante da rodada. O Galo tem a chance de despachar a raposa para a série B vencendo a partida e assim garantindo vaga na Copa Sul Americana. Ao Cruzeiro só resta à vitória para escapar da degola. Até um empate pode complicar o time azul, se o Ceará derrotar o Bahia.
 O Santos que só pensa no Mundial pode definir os sonhos tricolores. O São Paulo precisa da vitória para pensar em voltar a Libertadores, mas tem pela frente o Santos com ou sem estrelas, ainda assim um time muito forte.
Na definição do titulo os clássicos que tem validade para todos. O Vasco encara o Flamengo, enquanto que o Palmeiras pode colocar ou tirar a faixa do Timão. O campeonato ainda vale para o Vasco e o Corinthians, mas o Flamengo ainda precisa se garantir na Libertadores e o Palmeiras que não tem interesse em coroar a campanha do Corinthians querem complicar.
A emoção está na mesa e as equipes vão, contudo em busca dos objetivos, resta saber quem tem força para sobressair diante de um inimigo tão intimo. 
Certo mesmo é que as próprias torcidas querem que suas equipes façam enfim algo de útil no campeonato, já que não deu para beliscar o titulo. Ou alguém pensa que passa pela cabeça do torcedor mineiro, em especial o do Galo, perder a chance de proporcionar a humilhação ao rival Cruzeiro, mandando a raposa para a série B.
Quem em sã consciência diria que o Palmeiras está na final do Brasileirão? Mas está sim.
o time de Felipão pode ganhar o jogo e carimbar a faixa do Timão e quem sabe até lhe tirar a conquista, que parece eminente.
Talvez os jogadores do Coritiba entrem em campo pensando só em vencer e conquistar a vaga para a libertadores, mas sua imensa torcida tem em mente algo terrivelmente melhor para pensar. Eles que a pouco tempo estiveram na segunda divisão, podem ter o gostinho de mandar o Furacão para lá por suas próprias forças.
Como naquele comercial de cartão de crédito, vencer o jogo vale terminar o campeonato bem e alguns casos como o do avaí com dignidade, mas acabar com os sonhos do seu principal rival, não tem preço.
A festa será de poucos, mas a emoção esta garantida até o último lance do Brasileirão 2011. 

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil