Reinaldo

Governo desiste de estender em 2 anos cursos de medicina via @Reinaldo_Cruz #QuestãoBrasil

Dilma recua, mas ainda quer importar médicos
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou nesta quarta-feira que o governo federal desistiu da ampliação de seis para oito anos dos cursos de medicina no País, uma das propostas mais polêmicas do programa Mais Médicos. Com a mudança, os dois anos a mais serão aproveitados como residência médica.

De acordo com o MEC, o governo aceitou sugestão de uma comissão de especialistas que analisa o programa. Pela nova proposta, os médicos vão continuar concluindo o curso em seis anos e quem quiser fazer a residência – que vale como uma especialização – terá de atuar obrigatoriamente no Sistema Único de Saúde.

No primeiro ano da residência, o médico deverá atuar na atenção básica dentro da sua especialidade – pediatria, cardiologia, etc. A partir do segundo ano, ele fará a formação complementar, que também deve ser por meio do SUS. A previsão do governo é de que até 2017 a residência médica seja considerada obrigatória. Com isso, quem quiser trabalhar como clínico geral, deverá se especializar nesta área.
Leia mais: Governo desiste de estender em 2 anos cursos de medicina - Terra Brasil

Comentários

Assuntos

Questão Brasil - 09/04/2019

Questão Brasil