Secretaria de Educação e Instituto Unibanco anunciam metas de aprendizagem para o Ensino Médio

O Instituto Unibanco e a Secretaria da Educação (Seduc) fizeram o lançamento das metas de aprendizagem do Ensino Médio do Estado dia 22, quinta-feira, em abertura de formação de gestores da rede pública. O estado pretende alcançar 4,4 no Ideb 2019, três pontos a mais do atingido no índice em 2017.
Resultado de imagem para Secretaria de Educação e Instituto Unibanco
A cerimônia foi marcada pela entrega das metas pelo governador Ronaldo Caiado para a Secretária de Educação, Fátima Gavioli, que foram pactuadas considerando diversos índices importantes, como tamanho de cada regional, número de matrículas e tamanho de cada escola. Assim, são desenhadas de acordo com a realidade de cada regional e cada escola.

“Esta é uma importante cerimônia que representa a corresponsabilização que o programa Jovem de Futuro cria entre as instâncias da Secretaria de Educação. Apontando um norte, para que todos caminhem com foco na aprendizagem dos estudantes”, comenta Maria Júlia Azevedo, gerente de Implementação do Instituto Unibanco.

O programa Jovem de Futuro é um método de gestão da educação implementado pela Seduc, em parceria com o Instituto Unibanco, nas escolas de ensino médio do estado. O método é inspirado na prática do PDCA (Plan, Do, Check Act) e é chamado de Circuito de Gestão.  Seu objetivo é melhorar a aprendizagem dos estudantes e reduzir as desigualdades educacionais nas escolas públicas, por meio do aprimoramento da gestão da educação.

A parceria não envolve repasses financeiros. O Instituto oferece às secretarias de Educação parceiras nas seguintes ações:

Formação - Presencial e EaD sobre desafios práticos de gestão e o método de gestão. Direcionado a gestores escolares, das regionais e secretarias.

Protocolos - Documentos passo a passo, que orientam sobre as etapas do circuito de gestão em todas as instâncias.

Sistema de dados - Sistema de informações para lançamento de informações sobre o plano de melhoria e resultados parciais de todas as instâncias, agilizando o monitoramento.

Assessoria Técnica - Apoio com gestores locais para as secretarias de educação apoiando a implementação do circuito de gestão.

Governança - Reuniões com o secretário e sua equipe para discussão e tomada de decisão para viabilizar a implementação do Circuito de Gestão, promovendo ação integrada de toda a Secretaria.

Comunicação - Eventos, materiais e outras ações de comunicação voltadas para a mobilização e engajamento de todos os profissionais e estudantes.

Avaliação de impacto, permitindo maior transparência. E também avaliações de implementação que permitem aprimorar o programa para que tenha ainda mais impacto.

A Secretaria de Educação seleciona pessoas da sua equipe para atuarem na implementação do programa Jovem de Futuro, o qual passa a ser parte dos processos e cotidiano da própria Secretaria. O programa ocorre nas três instâncias (secretaria, regional e escolas) e as regionais também selecionam equipes que incorporam o Circuito de Gestão no dia-a-dia.

Nas escolas, a dupla gestora (diretores e coordenadores pedagógicos) passam a utilizar o Circuito de Gestão como ferramenta principal na gestão.

Todas as instâncias planejam, executam, monitoram e avaliam os planos e, quando necessário, “corrigem a rota”.
Portal Goiás - Secretaria de Educação e Instituto Unibanco anunciam metas de aprendizagem para o Ensino Médio

Comentários

Questão Brasil - 09/04/2019