Ronaldo Caiado apresenta potencialidades de Goiás a oito embaixadores em jantar da Unesco

Caiado e primeira-dama, em jantar da Unesco com embaixadores.Governador e primeira-dama Gracinha Caiado foram recebidos pelo vice-presidente da Rede Globo, em Brasília

As potencialidades econômicas, culturais, turísticas e sociais de Goiás tomaram conta das conversas durante um jantar em homenagem ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, na última quinta-feira, dia 23, em Brasília. O encontro ocorreu na residência do vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet, e de sua esposa Verônika Tonet, e contou com a presença de oito embaixadores.

Também participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, e sua esposa Sofia; o senador Jorge Kajuru; o presidente do Grupo Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior; o diretor Jurídico e de Relações Institucionais do Grupo Jaime Câmara, Guliver Augusto Leão; e a equipe gestora da Unesco no Brasil, comandada pela diretora Marlova Noleto.

O governador Ronaldo Caiado apresentou aos embaixadores o programa Juntos pelo Araguaia, que será lançado no dia 5 de junho, na divisa entra Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT), com a meta de recuperar as nascentes do rio em uma área de cinco mil hectares em solo goiano e outros cinco mil hectares pelo lado mato-grossense. O projeto chamou a atenção do ministro-conselheiro dos Estados Unidos, William Popp, que atualmente responde pela embaixada no Brasil. “Um projeto grandioso”, disse o americano durante bate-papo com o governador.

O embaixador de Portugal, Jorge Dias Cabral, afirmou que atitudes como essa, com a vontade e dedicação do governante, impulsionam o Estado. E citou o exemplo de Portugal, que se tornou um grande destino turístico, incluindo de brasileiros, nos últimos 10 anos, graças a um esforço de todos no País.

A presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, detalhou como funciona o Índice Multidimensional de Carências das Famílias (ICMF), que baliza ações de Governo que já começaram a mudar a realidade de famílias em situação de vulnerabilidade no Estado. O embaixador do Japão, Akira Yamada, ouviu atentamente e quis saber mais. Ele elogiou a iniciativa comandada pela primeira-dama Gracinha, que ainda detalhou programas de iniciação esportiva e citou o karatê, que atende centenas de crianças. O embaixador japonês destacou os laços com Goiás, que conta com uma forte comunidade de origem japonesa. Os embaixadores Andrea Semadeni (Suíça) e Ricardo Savone (Canadá) elogiaram ainda a sensibilidade social apresentada pelo Estado.

O embaixador do Líbano, Joseph Sayah, em conversa com Ronaldo Caiado e Gracinha Caiado, disse ser positiva a postura do Estado em abrir o mercado. Afirmou que isso vai atrair negócios e que o Líbano sempre teve interesse em negociar com Goiás e que agora ele acredita que isso seja realmente possível graças à transparência e credibilidade com que o Estado conta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, conversou longamente com o embaixador da Coréia do Sul, Kim Chan-Woo. Além da atração de novos investimentos, falaram sobre a construção da usina fotovoltaica em São João D’Aliança, no Nordeste do Estado, pela empresa sul-coreana KSB e do conglomerado de investimentos Enspire Group.

A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, destacou o compromisso do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado com o desenvolvimento de Goiás. Citou a preocupação deles em promover o turismo e a cultura. Lembrou que a Unesco já esteve em Goiás e que já desenvolve e apoia projetos como a estrutura de roteiros turísticos e culturais, além do apoio a programas sociais e de combate de desigualdades. “Goiás, nas figuras de Ronaldo Caiado e Gracinha, pode contar sempre com nosso apoio”, disse a diretora da Unesco.

Após o jantar, os embaixadores confirmaram a disposição de manter o diálogo para estreitar laços com o Estado em busca de parcerias.
Portal Goiás - Caiado apresenta potencialidades de Goiás a oito embaixadores em jantar da Unesco

Comentários

Questão Brasil - 09/04/2019