Confira dicas de Dad Squarisi para escrever na Internet

A professora de português, escritora e autora de diversos artigos em jornais de circulação nacional, Dad Squarisi, diz que a regra de ouro para escrever na Internet é escrever pouco e usar palavras simples, porque quem lê na Internet, tem pressa. Palavras simples, ordem direta, texto claro e curto é a ordem. É por isto que o twiter faz sucesso porque tem um texto pequeno e claro. Isto também vale para o whatsapp.


Exemplos do livro de Dad Squarisi mostram como escrever na Internet, usando palavras pequenas como "só" em vez de somente, usar o verbo "pôr" com acento, para diferenciar de por, preposição, em vez de colocar. Usar carro em vez de automóvel, em vez de casamento, bodas, mas pode usar casamento também porque é mais comum.

Dad fala das palavras que se escrevem juntas ou separadas: agente (de polícia), a gente (eu e você), a fim (com vontade), afim (semelhança, afinidade). A professora também lembra dos erros na hora de usar o pronome pessoal “mim”. “Falar "pra mim fazer" é erradíssimo, o correto é “para eu fazer”, diz  Squarisi.

Ouça a entrevista com a professora ao programa Cotidiano, na Rádio Nacional de Brasília, com a jornalista Luiza Inez.
Confira dicas para escrever na Internet | Rádios EBC


Comentários

Questão Brasil - 09/04/2019